Observer. Turismo Científico

(Esta sección está en proceso de construción para a súa ampliación)

Uma olhada à ciência.

jmm-fib-number Biodiversity_Heritage

O Turismo Científico é uma modalidade de turismo destinado a promover uma cultura turística e científica que permite conhecer, compartilhar e valorar a origem, os costumes e o conhecimento do território duma forma criativa.

O Turismo Científico pretende o achegamento ao território dum novo perfil de turista máis específico e com interesses relacionados com todas as áreas científicas. Neste sentido, trata-se dum segmento do turismo de interesses especiáis onde os produtos se coordenam co desenvolvimento de conhecementos científicos, gerando oportunidades de apoio para as investigações, assim como transferência de conhecimento ao público não especialista.

O nosso objetivo é a creação de um modelo novador baseado na ideia dum turismo alternativo, de qualidade e dessazonalizado, promovendo um uso sustentável dos recursos naturais ao tempo que fazemos divulgação científica, mostrando a presença da ciência no nosso entorno.

Usamos o meio natural como recurso para a divulgação da ciência. O fundamento desta modalidade de turismo é uma articulação entre a sociedade que faz parte de um território, o setor educativo e as redes produtivas, na procura da conservação e desenvolvimento de atividades para o turismo que atenda a necessidades sociais, econômicas, ambientais e culturais de cada região.

Divulgação científica com qualidade e rigor.

Observer surge como um distintivo de qualidade no seio de FAZ, dentro de uma “forma de fazer”, sempre à procura de modelos inovadores de divulgação científica divertidos, originais, mas com a rigorosidade e veracidade que acompanham a qualquer manifestação científica.

As atividades vinculadas ao turismo científico a miúdo costumam de estarem muito especializadas em função da área científica na que se pretende trabalhar. Logo, o rigor à hora de desenvolvê-las é um requisito indispensável para oferecer serviços de qualidade..

Logo, o distintivo Observer, permite a certificação com critérios de excelência de todos aqueles desenvolvimentos arredor do turismo científico.

Observer. Turismo Científico. Distintivo de qualidade para a catalogação de territórios ou empresas e organismos vinculados ao turismo, como espaços comprometidos com o conhecimento científico e a sua divulgação, tendo como base um determinado património natural ou cultural associado.

Assim mesmo, reconhecem-se com este distintivo todos aqueles agentes que participam no desenvolvimento deste tipo de turismo, desde os alojamentos até as empresas com o pessoal convenientemente preparado, garantindo deste modo a qualidade e o rigor na divulgação científica ao desenvolver este tipo de serviços.

Metodologia avalizada por doutores e licenciados em química, biologia, física, matemática, economistas e historiadores, todos eles formados na Universidade de Santiago de Compostela.